A placa de gesso é uma ótima solução para uma casa, mas é necessário ter clareza sobre seus prós e contras. Conversamos com o arquiteto mauro da mauro decorações e acabamentos , sobre esse material e ele nos fornece algumas dicas muito úteis para o caso de você realizar uma reforma em casa.

“É uma solução sólida para distribuir interiores, desde que eles não suportem cargas de construção . Suas vantagens são a leveza e a flexibilidade e o desempenho térmico, acústico e de fogo com valores iguais ou superiores. Além disso, sua fabricação contamina metade da de uma partição tradicional de cerâmica ”, acrescenta.
Possui outras vantagens, como facilidade de instalação, desmontagem ou modificação, isolamento eficiente (enquanto um tijolo tradicional possui ar, uma estrutura autoportante possui lã de rocha) e é fácil selar as juntas entre as placas então o resultado são grandes superfícies sem juntas.
Sua principal desvantagem é que, sendo um sistema, deve ser configurado: "Temos as placas, os perfis de aço e os parafusos como base, mas depende de como organizamos e de quais espessuras colocamos, obteremos alguns benefícios ou outros", analisa.
As placas podem ser:
Padrão
Resistente ao fogo
Acústico
Alta dureza
Áreas molhadas
Isolamento térmico
Raios-X para substituir o chumbo
“Podemos fazer partições de diferentes larguras, de 7,8 cm a 14 cm. Cada fabricante possui folhas de desempenho e você as configura de acordo com suas necessidades. Por exemplo, se precisarmos de uma partição que isola 43 dBA e que resista ao fogo por 60 minutos a uma altura de 2,80 m, teremos que usar uma partição de 78 mm com pregos de 400 mm, lã mineral por dentro e placa de gesso. 15 mm de cada lado, então precisaremos de um comprimento de parafuso de 25 mm, nem mais nem menos ", explica García.
Obviamente, na reforma de sua casa, você delega essas perguntas ao operador que faz o trabalho e, acima de tudo, ao arquiteto que as controla. Porque se ninguém controlar esses problemas , você poderá ter uma surpresa ou um susto ao decidir o que deseja colocar na parede de gesso cartonado.
A primeira coisa a ter em mente se você quiser pendurar alguma coisa é que ela precisa de determinadas âncoras , que não são as de uma parede de tijolos: “Você precisa escolher a âncora mais adequada, seguindo as recomendações do fabricante. As cargas possíveis são niveladas (coladas na face da superfície, por exemplo, uma estrutura) e excêntricas (separadas da face da superfície, por exemplo, uma prateleira). O seguinte deve ser levado em consideração:
1. As âncoras de metal ou de nylon (parafusos) devem ter uma distância mínima de 400 mm uma da outra.
2. Nos tetos, se a âncora for colocada nas placas, elas também serão espaçadas a pelo menos 400 mm, mas se forem fixadas ao perfil, a distância máxima será de 1200 mm.
3. A excentricidade máxima de qualquer elemento será de 30 cm, ou seja, a peça de mobiliário que você vai colocar não pode medir mais de 60 cm de profundidade e cada âncora não pode exceder a carga de 30 kg.
" Em conclusão, não há grandes restrições nos sistemas de gesso cartonado, mais importante é para configurar e controlar a sua execução . Se quisermos pendurar móveis de TV ou de cozinha, devemos escolher chapas com maior capacidade mecânica, sempre sob as recomendações do fabricante e, se possível, sob a supervisão de um técnico ”, conclui o arquiteto.
Nos orçamentos de reforma, precisamos saber um pouco mais que eles estão fazendo com que não nos limitemos à "partição de placas de gesso" porque, como podemos ver, ela deve ser configurada. Esse sistema nas mãos de profissionais inexperientes ou ruins pode ser um perigo real.
Postar um comentário
Postar um comentário