Você provavelmente está aqui porque quer tentar rebocar sua parede sozinho, em vez de chamar um profissional para fazer o acabamento com gesso.
Bem, todos concordamos que o reboco e a renderização são trabalhos altamente qualificados e a maioria das pessoas se sente mal quando se trata de lidar com esses projetos. Ainda assim, se você é do tipo destro, tenha uma mão firme, paciência e um talento especial para trabalhar de maneira sistemática e lenta, e leia o nosso guia sobre como rebocar uma parede da maneira certa .
- você está prestes a reformar uma sala e as paredes podem ser rebocadas;
- você está motivado para adquirir novas habilidades úteis e pretende engajar sua garagem para praticar;
- você assistiu a alguns vídeos de instruções sobre o tópico, mas ainda deseja conferir o processo com mais detalhes;
- Você quer saber como consertar uma parede danificada, remendando-a com gesso.
Nesse momento, antes de começarmos o processo de reboco passo a passo, vamos ver de que ferramentas você precisa e aprender o que o trabalho de preparação da parede envolve.
As ferramentas que você precisará
- Baldes de mistura - para misturar o material de reboco e o adesivo de PVA;
- Baldes de água - para limpar suas ferramentas e mergulhar em um pincel quando necessário;
- Escova de cerdas duras - para limpar a parede contra poeira e detritos;
- Rolo de pintura - para aplicar o primer PVA;
- Pincel - para manter as superfícies da parede ou a espátula molhadas durante o processo;
- Misturador - para misturar o gesso;
- Escada - para alcançar pontos altos;
- Colher de pedreiro - para colher gesso do balde para colocar o falcão;
- Hawk - para transferir o gesso para a espátula;
- Espátula - para espalhar e alisar o gesso na parede;
- Faca de junção / gravação - para aplicar cargas em fendas e orifícios durante a preparação da parede;
- Lixa grossa e fina - para lixar sobre imperfeições;
- Fita adesiva - para proteger os trabalhos em madeira;
Como preparar sua parede antes de rebocar
A maioria dos trabalhos de melhoramento da casa precisa de preparação, portanto este também não é uma exceção. Dependendo se as paredes mostram sinais de danos, sofrem rachaduras ou se você se depara com flechas, bolhas, abaulamentos, descamação ou gesso velho solto, juntamente com a tinta na parte superior, isso pode levar um dia ou dois. Paciência é a chave aqui. Portanto, não se desespere, mas inspecione a superfície para determinar que tipo de etapas de preparação você precisa seguir.
Proteger a área circundante
Mas as primeiras coisas primeiro. Como o gesso é muito bagunçado de limpar, especialmente quando seca, cubra o chão com um pano para limpeza, que você pode prender com fita adesiva no acabamento ou no rodapé. A folha de proteção também absorverá a poeira de qualquer construtor que será produzida durante o processo de preparação e reboco da parede.
Certifique-se de trabalhar com ferramentas limpas
Antes de prosseguir, verifique se todas as suas ferramentas estão prontas e limpas. É muito fácil estragar um trabalho de reboco se você usar espátulas e carros alegóricos cobertos com restos de gesso antigo. Mantenha um balde cheio de água à mão para poder mergulhar nas ferramentas quando terminar.
Reparar danos na parede e preencher rachaduras
Você pode consertar pequenas rachaduras e orifícios com um preenchimento de junta de parede interior aplicando-o com a faca de junção e remendar recortes maiores ou áreas onde o gesso antigo caiu com uma ligação de gesso que também pode ser usada como primer. Siga as instruções do produto sobre como usar e aplicar. Quando as áreas remendadas estiverem completamente secas, dê uma rápida lixada na parede com uma lixa de grão grosso. Isso também ajudará a remover manchas irregulares, protuberâncias e qualquer gesso velho e solto.
Retire o reboco velho de lascas ou bolhas
Sempre investigue as razões por trás de bolhas e descamação do gesso, primeiro, pois os problemas de umidade e pontos úmidos permanecerão se você passar por cima das áreas problemáticas e aplicá-las novamente. Retire cuidadosamente flocos soltos de gesso e areia por toda a parede antes de se aproximar da etapa de aplicação de um novo gesso.
Como consertar gesso caído
Nos dias de hoje, a rebaixamento do reboco é um problema raro de danos à parede, desde que as superfícies de ripas e ripas foram reformadas há muito tempo em casas e estabelecimentos comerciais britânicos antigos com o uso de placas de gesso. O gesso Lathen foi usado pela última vez nos anos 30 no país. Ainda assim, se as paredes ou os tetos de sua propriedade não tiverem placas de gesso e sofrerem problemas de reboco, é melhor resolver o problema removendo todo o gesso antigo e, em seguida, forme a tábua. Como alternativa, chame um profissional familiarizado e experiente na fixação de paredes de gesso à moda antiga.
Limpe a superfície da parede
Nos dois casos, depois de corrigir qualquer dano à parede ou quando você quiser prepará-la antes de rebocá-la, limpe as superfícies com uma escova dura, lixe sobre imperfeições e limpe toda a poeira e detritos com um pano úmido ou uma esponja. Você também pode usar fita adesiva ao longo do rodapé para proteger este último contra salpicos de gesso.
Como rebocar uma parede
Agora, vamos ao que interessa e descobrimos como rebocar uma parede em várias etapas. O guia abaixo é adequado para reboco direto sobre uma placa de gesso ou uma parede de gesso que tenha sido limpa, fixada e preparada para reboco.
- Misture um adesivo PVA com água na proporção de 1: 1 ou 1: 2 e aplique-o com um rolo de pintura na parede limpa e recém-preparada, que agora está livre de rachaduras e outros tipos de danos.
- Misture o material de reboco em um balde de acordo com as instruções do produto, adicionando o pó a um balde de água. Certifique-se de que a mistura tenha a consistência correta - nem muito escorrendo nem muito grossa.
- Observe que o primer deve estar semi-úmido, de modo que o gesso adira e cole com a superfície.
- Coloque um pouco de gesso com a espátula e coloque a bolha no falcão.
- Transfira o gesso do falcão para a espátula.
- Aplique o gesso com a espátula na parede e espalhe-o com movimentos para cima, para baixo e para os lados, em linhas retas.
- Continue a usar movimentos de varredura ao espalhar e alisar o gesso com sua ferramenta.
- Você notará que a primeira demão não é tão lisa quanto gostaria; portanto, aguarde alguns minutos antes de molhar a espátula e passar por qualquer linha ligeiramente saliente.
- Tente sentir a superfície e aplique pressão com a espátula ao suavizar as imperfeições, mantendo a ferramenta reta. Cuidado para não cavar a camada ainda úmida de gesso, pois isso terá o efeito oposto e você terá que começar tudo de novo.
- Aplique uma segunda camada enquanto a primeira ainda estiver grudenta e com uma sensação pegajosa ao toque.
- Repita o processo de suavização umedecendo a espátula com o pincel e eliminando as linhas.
- Os retoques finais para obter esse acabamento parecido com vidro são feitos novamente com a espátula, mas desta vez, mantenha-a seca.
Obviamente, todo estucador profissional tem seus próprios truques e técnicas especiais, seja lixar a segunda demão com lixa fina ou usar uma bóia, no meio do processo, para suavizar o acabamento da parede. Ainda assim, as etapas acima o ajudarão a executar bem a tarefa, especialmente se você nunca fez o trabalho antes de si mesmo.
O reboco e a renderização são muito semelhantes, pois os dois processos são projetados para aplicar um novo acabamento na superfície da parede. A renderização, no entanto, é usada para paredes externas, onde os materiais utilizados são projetados para aplicação externa. Freqüentemente, a renderização produz um acabamento que não é tão suave quanto o que você obteria nas paredes internas.
Que tal desnatação
Desnatação refere-se a um tipo de técnica de reboco, que é aplicada para atualizar uma parede já rebocada que não apresenta sinais de danos e está livre de imperfeições significativas. O que você faz é misturar o gesso na proporção certa de água para pó e cobrir a superfície com uma camada fina. Em seguida, deslize a parede com a espátula para atualizar o trabalho antigo e suavizar o gesso existente. Isso é feito para que um trabalho de pintura / redecoração subsequente obtenha melhores resultados de qualidade. Novamente, existem vários métodos de remoção de parede, é claro.
Como você pode ver, o reboco não é ciência de foguetes, mas o trabalho exige habilidade, experiência e atenção aos detalhes. Se você não se sentir confiante o suficiente para concluir a tarefa sozinho, sempre poderá contratar um especialista da Fantastic para embarcar, rebocar e reparar suas paredes ou tetos a preços acessíveis. Os profissionais também podem comprar e trazer todos os materiais em seu nome.
Aprendizado
- Sempre mantenha suas ferramentas limpas durante o processo de preparação e reboco da parede, bem como quando terminar o trabalho.
- Ao colocar o gesso do falcão na espátula, adquira o jeito de fazê-lo rapidamente, para evitar que o gesso caia no chão.
- O gesso deve estar na borda externa da espátula ao descer para baixo sobre a superfície da parede e o contrário quando você estiver subindo.
- Gesso muito danificado sobre ripas é melhor abordado com gesso na parede, primeiro.
Se você possui suas dicas de reboco, por que não compartilhá-las com nossos leitores nos comentários abaixo? Além disso, sinta-se à vontade para compartilhar esta postagem com amigos e familiares se achar que eles a acharão útil e
Postar um comentário
Postar um comentário